Existem locais simplesmente impossíveis de visitar se você não planejar com alguma antecedência. Um bom exemplo que posso te dar é visitar em Milão a Santa Ceia ou a Última Ceia de Leonardo da Vinci. A compra dos bilhetes deve ser feita com meses de antecedência pois poucas pessoas podem entrar a cada dia. Outras atrações, como subir a Torre Eiffel, também podem ser adquiridos tickets antecipadamente pela internet e evite ficar horas na fila e as vezes nem consiga subir.
Em algumas cidades você consegue comprar um pacote de ingressos que além de ficarem mais baratos te dá a oportunidade de entrar sem enfrentar fila. É claro que antes é preciso verificar se as atrações do pacote de ingressos são interessantes. Destes pacotes o que eu mais gosto é o Museum Pass de Paris.
Mas muitas atrações você consegue comprar o bilhete na hora e minha sugestão é sempre que puder deixe para comprar no local pois assim terá mais flexibilidade de horário e dia de visita. Geralmente quando você compra com antecedência fica preso a uma data e horário.
Existem ainda as compras de oportunidade. Em Nova York uma peça da Broadway pode sair quase de graça se tiver a sorte de encontrar bilhetes sobrando alguns minutos antes da peça começar. Obviamente isso não é regra e nem sempre ficará em lugares muito próximos, mas se conseguir vale a pena.
A compra antecipada só vale a pena quando sai muito mais barato, evita filas de horas ou é o único jeito de garantir sua entrada na atração. Fique de olho nas atrações que visitará e se realmente precisa comprar com antecedência. Outra dica é sempre comprar no site oficial da atração para evitar problemas, neste caso, tenha paciência pois nem sempre os sites oficiais têm uma boa navegabilidade.