A Língua não é barreira para viajar.

Não saber falar a língua do local de destino não é um problema. Se o destino é um grande centro turístico isso é simplesmente irrelevante e muitos se esforçarão para te ajudar. Se o destino é uma cidade menor em que o turismo não é o centro econômico ainda terá muita gente que fala uma segunda língua. E mesmo que você só fale português não se preocupe pois já tem tecnologia que facilita sua comunicação.

Em cidades como Miami, Orlando e Nova York você não vai conseguir usar seu inglês. Existem muitos brasileiros trabalhando por lá e é muito difícil não cruzar com algum turista brasileiro nas principais atrações. Na Europa é mais difícil achar brasileiros trabalhando, mas em todas as minhas viagens encontrei brasileiros. Na América do Sul o seu “portunhol” pode ajudar e lembre-se quem fala português terá mais facilidade de entender o espanhol que o contrário.

Uma vantagem dos novos tempos é que já existem várias ferramentas e aplicativos de tradução. O mais utilizado é o tradutor do Google. Muitos aplicativos não precisam nem de internet para funcionar, identificam a língua e já fazem a tradução no idioma selecionado, alguns fazem a tradução até de placas apenas apontando seu smartphone para o texto. Estes aplicativos já me ajudaram bastante. Até o GPS dos carros alugados fora do Brasil já vem em português.

Mesmo assim, por via das dúvidas, sempre deixo os endereços dos hotéis na mão pois de qualquer forma aponto o endereço e o taxista me leva. Posso te afirmar que o mundo está cada vez mais automatizado e necessita menos interação na prestação de serviços e compra de produtos. E o último recurso é a mímica, amplamente utilizada como linguagem internacional e que sempre funciona.

Em outro post vou contar algumas situações hilárias que eu e minha família passamos em viagens devido a comunicação, ou a falta dela. O melhor é curtir o momento e não deixar que este detalhe atrapalhe seu sonho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s