Voltar ou conhecer destinos novos?

Tem cidades e locais que deixam saudade, não dá para negar. Mas a pergunta que não quer calar: voltar a destinos que já conheço e reviver as melhores emoções ou buscar destinos novos e ainda não conhecidos?

Meu perfil de viajante é mais curioso e sempre procuro destinos novos, mas isso não significa que nunca voltei a destinos que já visitei. Minha prioridade é visitar locais novos, mas muitas vezes no roteiro planejado a cidade de chegada ou saída podem ocorrer em cidades já visitadas. Tem uma cidade especial que eu e minha família já visitamos inúmeras vezes: é o Rio de Janeiro.

Mas como meu espírito aventureiro de descobridor é mais forte, mesmo quando visito um destino já conhecido procuro fazer coisas diferentes e visitar o que não conheço. Na primeira visita sempre faço os passeios tradicionais. É normal ter a nossa atenção voltada para os grandes monumentos: a torre Eiffel em Paris, o Big Ben em Londres, o castelo da Cinderela em Orlando ou o Corcovado no Rio de Janeiro. Mas quando você volta para estas cidades isso já não chama mais a mesma atenção e você começa a prestar a atenção aos detalhes. Quanto mais vezes voltamos ao mesmo destino mais próximo dos hábitos locais nos aproximamos. Isso também acontece quando permanecemos mais tempo em um destino. A experiência de viver como um residente local em suas viagens é fantástica.

Cada viagem é diferente mesmo em destinos conhecidos. Como em uma frase atribuída ao filósofo Heráclito de Efeso:

“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem.”

Você muda, os destinos mudam, portanto, cada viagem é uma experiência única e a minha resposta à pergunta do início do texto é: divirta-se e aproveite seu momento, qualquer viagem vale a pena.

Deixe um comentário