Planejar o que fazer

Planejar a viagem ou escolher o que fazer quando chegar?

Viajar sem planejamento é uma aventura e pode ser uma boa se tiver recursos ilimitados, ou seja, se você não tem problema de dinheiro e tempo. Se este não é o seu caso sugiro que faça um planejamento nem que seja mínimo.

Planejar não significa deixar sua viagem engessada. Aliás ao contrário o planejamento permite você improvisar melhor pois esta preparado para qualquer imprevisto. Já passei por situações que exigiram uma readequação do roteiro. Em uma viagem para Santiago no Chile, o voo que iria para Guarulhos teve que ser redirecionado para Viracopos em Campinas devido a problemas climáticos. Perdemos a conexão e acabamos chegando em Santiago 12 horas depois do previsto. Isso foi o fim do primeiro dia de passeios. Mas como tinha feito um bom planejamento e conhecia as atrações e sua localização, consegui encaixar os passeios perdidos do primeiro dia ao longo dos demais dias. Já tive problemas com o clima que não permitiu fazermos o roteiro ao ar livre programados em Londres então refiz o planejamento para atrações protegidas da chuva como Museus e Lojas.

“Só é possível improvisar em uma viagem se tiver um bom planejamento”

Já viajei sem planejamento e aprendi a lição. Nesta viagem sem planejamento acabei visitando uma atração e depois segui em frente para outro local que queria conhecer sem pensar na localização de cada atração. Ao final do dia percebi que tinha cruzado a cidade de um lado ao outro pelo menos 3 vezes. Seria muito melhor visitar todas as atrações em um lado da cidade e depois partir para outra parte da cidade. A falta de planejamento me fez gastar mais dinheiro e tempo com transporte.

Planejar não elimina a possibilidade de conhecer coisas diferentes que não estavam no roteiro. Na última viagem para Paris planejei visitar o Marais, deixei uma manhã e parte da tarde para este passeio. O planejamento era apenas reservar um tempo para esta região de Paris. Andamos por tudo e descobrimos, restaurantes, lojas e atrações que não estavam em nenhum guia ou site de viagem.

Quer Planejar sua próxima viagem? Inscreva-se no curso Criando Viagens

http://www.up.edu.br/cursos-livres/criando-viagens

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s